Home » Google Analytics » Dimensões e métricas no Google Analytics

Dimensões e métricas no Google Analytics

8 minutos para leitura

Dimensões e métricas no Google Analytics

Qualquer um que tenha navegado no Google Analytics já se deparou com um apanhado de variáveis nos relatórios. Os relatórios do Google Analytics consistem de um agrupamento de métricas e dimensões. Para criar um relatório customizado no Google Analytics ou no Google Data Studio você tem liberdade para combinar métricas e dimensões livremente. Mas cuidado! Você pode estar criando um relatório sem utilidade. Neste post irei mostrar a diferença entre dimensões e métricas e o que observar para combiná-las em um relatório.

O que são dimensões no Google Analytics

Todos os dados que você vê em um relatório do Google Analytics é uma dimensão ou uma métrica. O Google explica dimensão da seguinte forma:

As dimensões são atributos dos seus dados.

Em resumo, as dimensões são uma descrição, uma característica, uma funcionalidade ou aspecto dos seus dados. É uma variável qualitativa de como uma métrica aconteceu no seu site. Alguns exemplos de dimensões:

  • Cidade
  • Dispositivo
  • Página
  • Origem/Mídia

Perceba que as dimensões aparecem em forma de palavras, não números. Claro que temos dimensões como hora e data por exemplo que são expressas em números mas mesmo assim são uma característica daquilo que está ocorrendo no site (sessões por hora do dia por exemplo).

Você pode ver as dimensões na primeira coluna dos seus relatórios:

Dimensões no Google Analytics
Dimensões no Google Analytics

Os relatórios também dão a opção de selecionar outras dimensões, e são várias. Faça um teste, acesse o relatório de Aquisição > Origem/Mídia e clique no botão de Dimensão secundária:

Dimensão secundária Google Analytics
Seleção de dimensão secundária no GA

Quando você clicar para exibir em ordem alfabética verá a variedade de dimensões que podem fazer parte de um relatório. É uma boa maneira de ir se familiarizando com dimensões.

Você pode por exemplo escolher “Categoria de dispositivo” ou “Tipo de usuários” para compreender melhor que dispositivos seus usuários estão utilizando ou se estão retornando ao seu site.

Mas antes que você faça os testes no Google Analytics, para que outra pergunta você está esperando uma resposta?

O que são métricas no Google Analytics

Métricas são os números que você vê em cada dimensão. Elas mostram o que o usuário fez dentro do site, em números. Veja por exemplo o relatório de Comportamento > Todas as páginas:

Métricas no Google Analytics
Métricas no Google Analytics

No exemplo acima, Página é a dimensão e pageviews, entradas, etc. são as métricas.

Métricas precisam de dimensões para serem contextualizadas caso contrário são apenas números.

Por padrão o Google Analytics não permite adicionar uma métrica secundária, porque nem todas as métricas são coletadas para todas as dimensões. Pode parecer confuso mas fica menos complicado se você souber como o Google Analytics coleta dados.

O que é escopo no Google Analytics?

Você já se perguntou por que o Google Analytics exibe algumas dimensões e métricas mas outras ficam de fora dos relatórios? Isso ocorre porque o Google Analytics não quer combiná-las, isso poderia mostrar resultados equivocados e levar a análises e decisões incorretas sobre os dados coletados. Mas por que isso ocorre? Por que o Google Analytics evita algumas combinações de dimensões e métricas? Isso está relacionado a como o Google Analytics processa os dados: escopo. Cada dimensão e métrica pode ter apenas um tipo de escopo que pode ser:

  • Hit
  • Sessão
  • Usuário
  • Produto

Escopo Hit

Sempre que um usuário fizer algo no seu site, ele enviará dados para o Google Analytics, um hit. Cada ação é armazenada. O escopo de hit é o nível mais baixo de armazenamento de dados. Uma página é uma dimensão no nível do hit, assim como o idioma e o título da página. Visualizações de página, tempo na página, tempo de carregamento e total de eventos são exemplos de métricas no nível do hit.

Exemplos de escopo de hit:

DimensõesMétricas
PáginaPageview
HostnameTempo na página
Categoria de eventoEventos totais

Escopo Sessão

O escopo da sessão é mais baseado em tempo e é um nível mais alto que o nível de hit. Uma sessão consiste em ocorrências que acontecem em apenas uma sessão para o mesmo usuário. Exemplos de dimensões em um nível de sessão são origem/mídia, página de destino e categoria de dispositivo. Exemplos de métricas no nível da sessão são sessões, taxa de rejeição, saídas, metas e exibições de página por sessão.

Exemplos de escopo de sessão:

DimensõesMétricas
Página de entradaSessões
Origem/mídiaTaxa de abandono
CampanhaDuração média da sessão

Escopo Usuário

O escopo do usuário é o nível mais alto no qual os dados são organizados. Os usuários podem ter mais sessões e uma sessão pode ter mais ocorrências (hits). Exemplos de dimensões que pertencem ao escopo do usuário são tipo de usuário, dias desde a última sessão e sexo. Exemplos de métricas no nível do usuário são usuários, novas sessões e porcentagem de novas sessões.

Exemplos de escopo de usuário:

DimensõesMétricas
Tipo de usuárioUsuários
Contagem de sessãoNovos usuários
Localização geográfica

Escopo Produto

O escopo do tipo produto tem relação com todas as informações sobre um produto.

Para saber um pouco mais sobre escopo assista ao vídeo abaixo da Measureschool:

Combinando dimensões e métricas

Dimensões e métricas de nível de Sessão contém informações sobre sessões específicas. Se você decidir combinar páginas com sessões em um relatório customizado porque deseja saber quantas sessões uma página recebeu durante um período, poderá encontrar algo diferente do que espera:

Relatório customizado Google Analytics
Criando relatório customizado com dimensão e métrica de escopos diferentes

Este relatório vai te mostrar algo como:

Relatório customizado Google Analytics

Se você acha que a página 1 foi vista 591.336 vezes você está enganado. O que você está vendo é quantas sessões começaram pela página 1, porque este é o primeiro hit da sessão.

Existem alguns erros frequentes que são cometidos na hora de se combinar dimensões e métricas que são explicados mais detalhadamente pela Bounteous.

Você não pode combinar dimensões e métricas que não compartilham o mesmo escopo. Mas como saber quais métricas e dimensões podem ser combinadas em um relatório customizado no GA? O Google disponibiliza um explorador de métricas e dimensões. Nesta página você encontra todas as dimensões e métricas. Ela pode não ser uma ferramenta muito intuitiva no começo mas você se acostuma.

Dimensions & Metrics Explorer
Explorador de métricas e dimensões do Google

Comece marcando os dois campos acima e tudo fica mais fácil. Clique na caixa de uma dimensão ou métrica e aquelas que não compartilham o mesmo escopo já serão exibidas na cor cinza. Ainda assim não é uma ferramenta à prova de erros. Se você escolher “sessões”, “pageviews” não fica cinza (e não são do mesmo escopo). Sendo assim, cabe a você saber se a métrica e dimensão que está escolhendo para o seu relatório compartilham o mesmo escopo.

Conclusão

Ao criar relatórios personalizados, segmentos ou utilizar dimensões e métricas personalizadas, pense primeiro no que deseja medir. Pense em que nível ou escopo suas dimensões e métricas estão. E pense se isso tudo faz sentido. Em geral, se você quiser adicionar a métrica “sessões” a um relatório personalizado, mantenha-se fiel ao escopo no nível da sessão. E não combine variáveis no nível do hit com variáveis no nível da sessão.

Continue lendo: “Nomenclatura no Google Analytics e Tag Manager” »

Continue lendo: “O guia definitivo para WordPress SEO” »

Receba dicas de SEO e Analytics gratuitamente!

  • Técnicas para otimizar seu site para SEO, usabilidade e conversão
  • Saiba como analisar o comportamento do visitante no seu site
  • Dicas e tutoriais para oferecer uma experiência única para seus visitantes

Respeitamos sua privacidade. Leia nossa política de privacidade para saber como lidamos com suas informações pessoais.

Deixe uma resposta

You have to agree to the comment policy.
Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu