Home » SEO » Como criar a meta description certa

Como criar a meta description certa

SEO
SEO Técnico, User eXperience (UX), WordPress SEO
8 minutos para leitura
Como criar a meta description certa

A meta description é um snippet, uma tag em HTML, que resume o conteúdo de uma página. Os mecanismos de busca exibem a meta description nos resultados das buscas geralmente quando o termo buscado está contido na description. Otimizar a meta description é um aspecto muito importante do SEO on-page.

O quê faz uma meta description?

A meta description é uma tag HTML, que se parece com isso no HTML:

<meta name="description" content="A descrição de uma página, normalmente uma ou duas frases."/>

A função da meta description (ou meta descrições) para a sua página é simples: seu objetivo principal é fazer com que o visitante do Google clique no seu link. Em outras palavras, meta descriptions são para gerar cliques através dos mecanismos de busca.

Os buscadores dizem que não há benefício de ranqueamento na meta description – eles não usam ela nos seus algoritmos de ranqueamento. Há sim um benefício indireto: o Google utiliza a taxa de cliques por impressão (CTR – click-through-rate) como uma forma de determinar se você é ou não um bom resultado.

Se mais pessoas clicarem no seu resultado então espera-se que você seja relevante, os buscadores vão melhorar o seu posicionamento. É por isso que otimizar a meta description é tão importante, assim como otimizar seus títulos.

Leia também: Atualizações do Google e os profissionais de SEO

Características de uma boa meta description

Todos os artigos sobre meta descriptions irão sugerir alguma dessas boas práticas, mas combinadas todas essas características fazem mais sentido:

1. Deve ter entre 150 e 170 caracteres

Não existe uma fórmula exata ou número certo para meta descriptions. Dependendo como o Google aciona a sua busca os resultados de descrição podem ser diferentes. O Google pode, por exemplo, adicionar a data a um artigo, e isto irá reduzir o número de caracteres exibidos. Há algum tempo o Google havia mudado o comprimento dos snippets nos resultados das busca para 320 caracteres mas voltou atrás. O plugin de SEO da Yoast possui uma funcionalidade que avalia o comprimento da meta description e informa se está dentro do intervalo recomendado.

2. Deve ser acionável, em voz ativa

É claro que deve. Se você considerar a meta description como um convite para a página, você não pode fazê-la “Uma metáfora mista que descreve um nível de qualificação inexistente, mas implicitamente alto.” Essa é uma descrição cansativa. Vamos voltar a isso com alguns exemplos em seguida.

3. Deve incluir um call-to-action

“Olá, nós temos tal e tal produto novo, e você vai querer. Saiba mais!” Isto extrapola a voz ativa, mas eu quis enfatizar. É o seu texto para vendas, onde o seu produto é a página que é linkada, não o produto dentro dela. Convites como saiba mais, compre agora e teste grátis caem bem.

4. Pode conter conteúdo estruturado

Se você tem um produto para informática por exemplo, focar em aspectos técnicos do produto pode ser uma boa ideia. Fabricante, SKU, preço, coisas assim. Se o visitante está especificamente procurando por aquele produto, pode ser que não tenhamos que convencê-lo. Coisas como o preço irão gerar a ação de clique. Perceba que você pode, é claro, usar os rich snippets para isso da mesma forma.

5. Deve representar o conteúdo

Isto é importante. O Google identifica meta descriptions que enganam o visitante. Ele pode até penalizar o site que cria a meta description falsa. Além disso, irá aumentar a taxa de rejeição e é simplesmente uma má ideia fazer isso. Você deve se certificar que a sua meta descrição condiz com o conteúdo apresentado na página.

6. Deve conter a palavra-chave em foco

Se a palavra-chave buscada é encontrada na meta description, é mais provável que o Google use esta meta description e destaque o termo buscado nos resultados da busca. Isto dará ao link ainda mais destaque.

7. A meta description deve ser única

Se sua meta description é duplicada, a experiência do usuário no Google será pior. Apesar do título das páginas poder variar, todas as páginas pareceram iguais se as descriptions forem iguais. Se você intencionalmente quer ou precisa usar uma meta description duplicada, é melhor deixar a description em branco e deixar que o Google escolha um snippet da página contendo a palavra-chave usada na busca. Visite o Google Search Console > Melhorias de HTML ou use um software como o Screaming Frog SEO Spider para checar por meta descriptions duplicadas.

Exemplos de uma boa meta description

Na preparação para este artigo, eu chequei alguns dos artigos que mencionam meta descriptions. Encontrei bastante teoria mas poucos exemplos. Eu imagino que exemplos tornam mais fácil para você compreender e construir a meta description adequada. Levando em conta as características acima mencionada, vamos aos exemplos.

O comprimento adequado

Esta meta description possui o comprimento adequado

O Google pode mostrar um texto diferente

Esta meta description teve seu texto alterado

Usando a voz ativa

Esta meta description usa voz ativa

Usando um call-to-action

Esta meta description tem um call-to-action

Incluindo conteúdo estruturado

Esta meta-description apresenta conteúdo estruturado

Usando a palavra-chave

Esta meta description apresenta palavras-chave

Por onde começar, eu tenho tantas páginas?

Sentiu aquela vontade de alterar todas as meta descriptions do seu site após ler este artigo?

Isso pode ser um fardo, com todas as páginas que você tem. E onde você vai encontrar tempo para isso? O Google responde:

Se você não tem tempo para criar uma description para cada página, tente priorizar seu conteúdo: No mínimo, crie uma description para suas páginas críticas como sua home e páginas populares.

Parta daí. E lembre-se de otimizar todas as suas meta descriptions a partir de agora.

Solucionando meta descriptions

Tenho certeza que você pode ter mais dúvidas ou problemas mas trago aqui dois problemas comuns:

1. Minha meta description não está sendo exibida

O Google provavelmente fez uma para você, talvez ele tenha visto que sua meta description não representava adequadamente o conteúdo da página, ou era duplicada, por exemplo.

2. Eu quero usar outra meta description para compartilhamento em redes sociais

Seu site é em WordPress? Você usa o plugin de SEO da Yoast? Neste caso: verifique a aba social na edição da página. Na versão premium do plugin, você ainda conta com a opção de visualizar o preview do compartilhamento! Se não usa o plugin, adicione OpenGraph tags ou Twitter Cards ao seu site e use a descrição que desejar.

Continue lendo: O guia definitivo para SEO de conteúdo

Continue lendo: O guia definitivo para WordPress SEO

Sobre o autor

Dicas gratuitas para otimizar o seu site!
  • Receba semanalmente dicas sobre SEO, analytics e WordPress.
  • Estratégias digitais e insights para melhorar suas conversões.