Home » SEO » Mini Auditoria de SEO

Mini Auditoria de SEO

5 minutos para leitura

Esse não é um guia completo e definitivo sobre auditoria de SEO. De fato, é apenas uma breve introdução sobre otimização de sites, uma mini auditoria de SEO. Essa auditoria é algo que pode ser realizado em 10 ou 15 minutos e está acessível a todos, com ou sem conhecimentos (ou ferramentas) específicos sobre SEO. O resultado dessa mini auditoria de SEO deve ser analisado e comparado com a concorrência para determinar se o a pontuação obtida é boa ou ruim.

Leia também: “O que é SEO?” »

Como fazer uma mini auditoria de SEO

Essa auditoria de SEO é composta por 13 questões com pesos variados. Responda as questões, obtenha a soma dos pontos conquistados, multiplique por 5 você terá sua pontuação numa escala de 0 a 100.

Vamos começar?!

SEO On-Page

1) As páginas de produtos ou serviços incluem palavras-chave na tag title?

Frequentemente (2 pontos)
Eventualmente (1 ponto)
Raramente (0 pontos)

Page titles são visíveis quando passamos o mouse sobre a aba do navegador (na maioria dos navegadores), usando a ferramenta de busca do Google: procure (por exemplo site:https://www.amesdigital.com.br na barra de busca) e observe o texto em azul ou examine o código fonte da página.

Páginas com page titles sem palavras chave tendem a ser preenchidos com o nome da página ou marca, por exemplo um página de contato pode ser simplesmente “Contato • Ames Digital”. Compare isso com a página de SEO ou Criação de Sites que incluem termos chave.

2) As páginas de produtos ou serviços incluem meta descrições customizadas com calls-to-action?

Frequentemente (2 pontos)
Eventualmente (1 ponto)
Raramente (0 pontos)

Meta descrições podem ser encontradas abaixo do page title no resultado da busca ou através do código fonte da página. Descrições customizadas tendem a ser mais humanas e agradam mais ao usuário. O uso de call-to-action do tipo “conheça nosso serviço” ou “leia mais” favorecem o engajamento de usuários e proporcionam aumento da taxa de CTR.

3) As páginas de produtos e serviços incluem quantidade de conteúdo adequada?

Mais de 300 palavras (2 pontos)
Menos de 300 palavras (1 ponto)
Poucas palavras (0 pontos)

4) O cache armazenado no Google contém uma versão de texto das suas páginas?

Sim (1 ponto)
Não (0 pontos)

Assim como na pesquisa pelo site como na questão 1, use cache:https://www.amesdigital.com.br para encontrar a versão do site que está no índice do Google e clique em “versão somente texto” no canto superior direito.

cache-amesdigital
Cache armazenado de uma página no Google

SEO Off-Page

5) A autoridade da página home é maior que a dos competidores?

Sim (2 pontos)
Equivalente(1 ponto)
Não (0 pontos)

Encontre a autoridade usando a ferramenta Link Explorer e selecionando “Compare Link Metrics”, inclua as URLs de seus concorrentes. Essa é uma ferramenta freemium da Moz por esse motivo permite um numero gratuito limitado de análises por dia.

comparativo-opensiteexplorer
Comparativo de URL Open Site Explorer

6) Onde o seu blog (ou página de conteúdo) está localizado?

seudominio.com.br/blog (3 pontos)
blog.seudominio.com.br (2 pontos)
seudominio-blog.com.br (1 ponto)
Não existe blog (0 pontos)

7) Existem botões de compartilhamento para redes sociais no blog?

Sim (1 ponto)
Não (0 pontos)

8) O site possui links para as redes sociais?

Sim e as redes sociais estão ativas (2 pontos)
Sim, mas as redes sociais não estão ativas (1 ponto)
Não (0 pontos)

SEO de caráter técnico

9) A home possui algo após .com.br, .com, .org, .info, etc.?

Sim (0 pontos)
Não (1 ponto)

É comum encontrarmos algo do tipo dominio.com.br/home ou dominio.com.br/home.html.

10) O site possui uma versão www e uma versão não www das páginas?

Sim (0 pontos)
Não (1 ponto)

Na barra do navegador digite a URL com www na frente. Depois, faça o teste novamente sem o www na frente. Existem duas versões ou uma redireciona para a outra?

11) O site possui o arquivo robots.txt?

Sim (1 ponto)
Não ( 0 pontos)

O arquivo robots.txt pode ser encontrado em seudominio.com.br/robots.txt como por exemplo https://www.amesdigital.com.br/robots.txt em nosso site.

12) O site possui um sitemap?

Sim (1 ponto)
Não ( 0 pontos)

O arquivo de sitemap é um pouco mais difícil de ser encontrado. Cheque seu arquivo de robots.txt e procure uma linha que liste os sitemaps (lembrando que não é obrigatório que o mesmo esteja anunciado no robots.txt). Em geral estará em algo do tipo seudominio.com.br/sitemap.xml ou seudominio.com.br/sitemap_index.xml.

13) O número de páginas no índice do Google parece apropriado?

Sim (1 ponto)
Não (0 pontos)

Ache o número de páginas no índice do Google com a pesquisa site:seudominio.com.br. Esse tipo de busca logo revelará se há conteúdo duplicado do tipo www ou não www, páginas de busca internas sendo indexadas ou configuração de múltiplos idiomas incorreta.

Leia também: “O guia definitivo para WordPress SEO” »

O resultado da sua mini auditoria de SEO

Determine a soma das suas respostas e multiplique por 5. O resultado obtido será um score de 0 a 100 para esse modelo de auditoria. Lembre-se de auditar alguns competidores para determinar se o seu score é bom, satisfatório ou ruim.

Continue lendo: “O guia definitivo para SEO de conteúdo” »

, ,

Receba dicas de SEO e Analytics gratuitamente!

  • Técnicas para otimizar seu site para SEO, usabilidade e conversão
  • Saiba como analisar o comportamento do visitante no seu site
  • Dicas e tutoriais para oferecer uma experiência única para seus visitantes

Respeitamos sua privacidade. Leia nossa política de privacidade para saber como lidamos com suas informações pessoais.

Menu