Home » Hospedagem WordPress » O que é Hospedagem WordPress Gerenciada?

O que é Hospedagem WordPress Gerenciada?

6 minutos para leitura

Hospedagem WordPress Gerenciada

Uma das questões mais subestimadas quando se trata de colocar um site no ar talvez seja onde hospedar o mesmo. Você já deve ter ouvido falar ou pesquisado sobre vários tipos de hospedagens de site: hospedagem compartilhada, VPS, servidores dedicados e até hospedagem gerenciada.

Escolher uma hospedagem para o seu site não é tão simples e o sucesso do seu negócio pode estar diretamente ligado a escolha de um bom serviço de hospedagem. Neste post vou explicar brevemente cada tipo de hospedagem e mostrar alguns benefícios de se contratar uma hospedagem WordPress gerenciada.

Tipos de hospedagem de sites

Hospedagem Compartilhada

Lembra-se de quando você era mais jovem e em algum momento dividiu um apartamento alugado com amigos? Você possivelmente tinha seu próprio quarto mas sua vida era diretamente impactada pela vida dos seus colegas. E mesmo que morasse sozinho no apartamento, sua vida era afetada pelos demais moradores do prédio. Isso é uma hospedagem compartilhada.

Hospedagens compartilhadas oferecem inúmeros recursos, contudo eles podem nem sempre estar disponíveis quando você precisar. Caso todos os clientes de uma hospedagem compartilhada resolvam utilizar seus recursos ao máximo provavelmente ela não irá funcionar. É o mesmo que morar num prédio com 40 apartamentos e 40 vagas de garagem. Se você e seus colegas estacionarem mais de 2 carros é possível que algum outro morador tenha que estacionar na rua.

VPS (Virtual Private Server)

Digamos que você tenha condições de morar em um condomínio horizontal. Você provavelmente irá compartilhar alguns recursos com seus vizinhos como por exemplo a piscina, academia e sala de jogos. Mesmo assim você terá o seu espaço. Isso é um VPS.

Um VPS (Virtual Private Server) é uma solução de hospedagem melhor que uma hospedagem compartilhada haja visto haver menor chance de o uso de recursos de um cliente impactar os demais.

Servidor Dedicado

Agora, suponhamos que você tenha comprado uma linda casa, com um entrada de garagem e uma piscina só para você. Isso é um servidor dedicado. Como você pode imaginar, comprar uma casa é mais caro que alugar uma casa em um condomínio que por sua vez é mais caro que alugar um apartamento com os amigos.

Hospedagem Gerenciada

Você comprou uma linda casa mas mas não irá morar nela. Você deseja alugar essa casa mas não quer se incomodar em cuidar dessa propriedade. Você contrata um caseiro, que irá tomar conta de tudo para o seu inquilino. Isso é uma hospedagem gerenciada.

Importante: você pode ter uma hospedagem gerenciada em qualquer ambiente, seja ele compartilhado, VPS ou dedicado.

Posso gerenciar sozinho minha hospedagem?

Claro! Se você não tiver mais nada para fazer, um negócio (site, blog ou loja virtual) para gerir e estiver com muito tempo de sobra fique à vontade… (sim, ironia).

Google e Amazon oferecem grandes produtos, muito bons mesmo, mas quando você menos esperar estará com uma dezena de serviços contratados, vários painéis para gerenciar e provavelmente pagando por serviços que não utiliza.

Todas as hospedagens gerenciadas são iguais?

Não. Muitas hospedagens se especializaram em algumas plataformas como Magento, Drupal ou Joomla. Nós optamos por nos especializar em WordPress, que é a plataforma de CMS (Content Management System) utilizada por 30% dos sites no mundo.

O nível de gerenciamento também pode variar. Algumas tomam conta apenas dos aspectos de infraestrutura como servidor, versão do PHP ou banco de dados. Outras vão desde os aspectos de TI até a escolha e configuração de um plugin para o seu site, como é o nosso caso.

Vantagens de uma Hospedagem WordPress Gerenciada

Performance: por trabalhar somente com WordPress, os servidores de uma hospedagem WordPress gerenciada são especialmente configurados para WordPress. Isso quer dizer que o seu site será rápido mesmo recebendo muitos acessos.

Segurança: seu site fica blindado quando você opta por uma hospedagem gerenciada. Além dos aspectos de segurança na instalação do WordPress e banco de dados você ainda conta com scan anti-malware que bloqueia praticamente todos os ataques de hackers.

Backups diários: backups todos os dias com vários pontos de restauração. Você poderá restaurar o seu site caso precise recuperar alguma informação ou tenha acontecido algum problema inesperado.

Suporte especializado: por trabalhar somente com WordPress, o suporte técnico de uma hospedagem WordPress é muito mais bem treinado para esta plataforma. Você constantemente receberá dicas para otimizar a performance do seu site.

Atualizações automáticas: muitas hospedagens gerenciadas oferecem a possibilidade de atualização automática do seu site. Mesmo assim, aconselho avaliar bem esta funcionalidade. Algumas atualizações podem comprometer o funcionamento do site caso não sejam bem realizadas ou o site conte com plugins e temas que não ofereçam as atualizações compatíveis com as últimas versões do WordPress.

Tempo no ar: seu site provavelmente nunca irá ficar fora do ar, nem mesmo sob alto tráfego.

Ferramentas para desenvolvedores: staging sites, repositório Git e outras ferramentas especialmente criadas para desenvolvedores são oferecidas com a maioria das hospedagens gerenciadas.

Quando optar por uma Hospedagem WordPress Gerenciada?

Sempre!!! Há quem diga que se você está começando e seu site é pequeno deve optar por uma hospedagem compartilhada em função do custo. Errado! Pense em investimento, não custo. Quanto tempo você perderá para configurar seus serviços? Quanto tempo para abrir um chamado (e ter resposta) ao suporte quando algo der errado? Quantas horas se preocupando com seu site ao invés de se preocupar com o seu negócio?

Contratar uma hospedagem gerenciada proporcionará tranquilidade para você gerir seu negócio, seja um blog ou loja virtual. Na Ames Digital somos parceiros da SiteGround, uma das líderes mundiais em hospedagem WordPress gerenciada.

E você, que serviço de hospedagem utiliza?

Continue lendo: “O guia definitivo para WordPress SEO” »

Continue lendo: “O guia definitivo para SEO de conteúdo” »

,

Receba dicas de SEO e Analytics gratuitamente!

  • Técnicas para otimizar seu site para SEO, usabilidade e conversão
  • Saiba como analisar o comportamento do visitante no seu site
  • Dicas e tutoriais para oferecer uma experiência única para seus visitantes

Respeitamos sua privacidade. Leia nossa política de privacidade para saber como lidamos com suas informações pessoais.

Deixe uma resposta

You have to agree to the comment policy.
Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu