Home » SEO » O que é SEO?

O que é SEO?

SEO
SEO Copywriting, SEO de Conteúdo, SEO Técnico
4 minutos para leitura
O que é SEO

SEO significa “Search Engine Optimization” ou em português “otimização para os mecanismos de busca”. É a prática de otimizar páginas na web para alcançarem um melhor posicionamento nos resultados das buscas do Google e outros buscadores. SEO tem foco em melhorar o posicionamento na busca orgânica (não paga). Se você possui um site e deseja atrair mais visitantes essas práticas devem estar previstas nos seus planos e orçamento de marketing. Vejamos o que é SEO.

Algoritmo do Google

O posicionamento nos resultados das buscas é determinado pelo algoritmo do Google. Embora o algoritmo do Google permaneça em segredo, anos de experiência em SEO nos dão uma boa ideia de quais fatores são importantes para um bom posicionamento nas buscas. Podemos dividir estes fatores de ranqueamento em dois grupos:

Fatores de SEO On-Page

O ranking do seu site é decidido em parte por fatores on-page. Fatores de SEO on-page incluem aspectos técnicos (velocidade do site e marcação de dados estruturados por exemplo) e aspectos relacionados ao conteúdo (estrutura do site, qualidade das publicações, etc).

Leia também: 10 Itens importantes para SEO on-page

Fatores de SEO Off-Page

Além dos fatores on-page temos os fatores de SEO off-page. Estes são fatores externos ao site, como links recebidos de outros sites e participação em redes sociais. Por serem fatores externos, são mais difíceis de serem trabalhados e demandam mais tempo para se alcançar bons resultados. O fator mais importante de SEO off-page é o número e qualidade de links que o site recebe de outros sites. Quanto mais links de qualidade, links de sites relevantes, melhor será o posicionamento do seu site no Google.

Outro fator off-page de SEO está relacionado ao segmento que seu site/negócio está inserido. Quanto mais competitivo for o ambiente de atuação maiores serão os esforços para atingir melhores posições. É muito mais fácil ranquear um ecommerce que comercializa bonsais do que um ecommerce que vende smartphones por exemplo.

SEO Holístico

Procuro trabalhar o SEO de forma holística. SEO holístico é o termo que adotei e que também é utilizado por outras empresas do mercado. Basicamente quer dizer: faça e mantenha o melhor site que você puder. Não tente enganar os buscadores com truques e estratégias de curto prazo mas sim construir uma estratégia sólida de SEO de longo prazo. Seu site se destacará se apresentar conteúdo de qualidade e uma boa experiência para os visitantes.

Leia também: 6 objeções à SEO e como lidar com elas

Ranquear bem permanentemente nas buscas requer uma estratégia de SEO focada em todos os aspectos do seu site e de marketing. Aspectos técnicos, user experience (UX) e o conteúdo do seu site devem ser constantemente otimizados para um melhor posicionamento no Google.

No Brasil o Google responde por 97% das buscas. Assim sendo, siga as boas práticas recomendadas pelo Google e seu site terá mais chances de aparecer bem posicionado.

Market share mecanismos de busca no Brasil
Market share mecanismos de busca no Brasil

Aprendendo SEO

Existem muitos caminhos para se aprender SEO. Se você possui um site e deseja aprender como otimizá-lo você pode procurar conteúdos na internet, livros ou cursos online. Por ser um assunto amplo sugiro que busque, além do conhecimento básico, temas específicos como estrutura de sites, SEO técnico, pesquisa de palavras-chave, SEO de conteúdo, link building, etc. Estes são apenas alguns aspectos de SEO que você precisa dominar para posicionar bem o seu site nas buscas.

Caso não tenha tanto tempo disponível para aprender mas deseja posicionar melhor o seu site ou da sua empresa, ofereço uma consultoria completa de SEO com foco em cada aspecto de SEO on-page e off-page.

Conclusão

SEO é a prática de otimizar sites para que atinjam melhores posições no Google ou outros mecanismos de busca. Acredito que o SEO holístico é a melhor forma para se atingir melhores posições pois trabalha cada aspecto do seu site. Não utilize técnicas de black hat pois eventualmente você pode ser punido pelos buscadores. Pratique SEO de forma sustentável, com foco no usuário, e os resultados aparecerão.

Continue lendo: O quia definitivo para WordPress SEO

Continue lendo: 10 prós e contras de ser um profissional de SEO

Sobre o autor

Dicas gratuitas para otimizar o seu site!
  • Receba semanalmente dicas sobre SEO, analytics e WordPress.
  • Estratégias digitais e insights para melhorar suas conversões.